sábado, 31 de maio de 2014

O Que é a Arte ?

              Dimas Macedo


Foto de Margleice Pimenta


              O que é a arte? O que é a vida? O que é o cosmos e o que são, por fim, as escrituras de luz do universo? Acho que todas as filosofias e religiões existentes não responderiam à nenhuma das minhas perguntas.

              Mistério. A vida é mistério e representação. E, enquanto mistério e representação, a vida é o nada que nunca se resolve. Um achado que se perde no abismo da alma a cada instante.

              O que seria o amor? O que seria a ânsia do artista? O que seriam a morte ou a linguagem madura do desejo? Um nada quando se está diante da tragédia? Um tudo quando se está diante da certeza?

             A arte é a certeza de tudo. E a imprecisão, por seu turno, é o elemento fundante de todos os processos de vida. A imprecisão e a sua espada de Vesúvio. A imprecisão riscando o vidro do espelho, pois a dor que até hoje me doía tanto já não é o fantasma com quem me deito soturno na varanda.   

              E a casa do ser seria mesmo a força da palavra? A palavra fundadora do belo e que não nos deixa provar a existência real? E a literatura, seria ela uma tragédia interior? A perdição completa de um ser? 

              A literatura como um tormento sagrado, um prazer doloroso ou ainda um sinal da mística que pulsa na espessura do meu ser? Por que os poetas e críticos de literatura sempre se mostraram em estado de tensão, nos recessos da vida interior?

              E por que todos os manuais acerca da arte literária jamais variaram de tom? Sim. E por que a Literatura funciona, para os escritores, como se fosse uma imposição, exercida sobre a energia vital de quem a empreende?

               E ao escritor, não caberia mudar a história, mas apenas sofrer a história e as tiranias do social, e contra elas investir com a claridade dos seus códigos semânticos? 

               Será se tudo nos é dado e tudo nos será tirado, no domínio da vida interior? E que apenas o infinito da linguagem representa o infinito da vida, e tudo mais é a extensão do nosso pensamento?  

               E por que se foram os meus dedos em uma língua breve? E os tédios todos que eu sentia nas tardes de domingo? Foram-se as lenhas e as minhas fogueiras todas que ardiam?
              Silêncio Branco! As Vozes do Silêncio e o seu pranto que não volta nunca. Pois a vida que se faz certeza já é uma certeza e é, de certa forma, alguma transcendência madura. 

                O Deus que eu matei, e que voltou ainda mais supremo? A Via Sacra de Deus que me será a âncora? Ou o mundo inteiro que será, agora, um grão de areia no deserto?










7 comentários:

  1. Adorei o blog professor! Especialmente essa postagem que fala de duas grandes paixões minhas: a arte e os livros/livraria, que nada mais são do que uma forma de expressão da arte. Parabéns pela sensibilidade!

    ResponderExcluir
  2. texto muito bom, professor Dimas! me identifico muito com sua paixão por livros, com o hábito de encontrar amigos nas livrarias da cidade e divertir-me com a leitura de alguma bela obra.. Sucesso!!
    Débora dos Santos Rocha, sua aluna de Direito Conctiucional I, manhã

    ResponderExcluir