quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Infância - Poema

                       Dimas Macedo







                    Amaram-me na infância                             
                    com uma voz chegada de outras coisas,     
                   pois não sabiam das minhas atitudes            
                   e eu trazia comigo uma tristeza          
                   encarada como uma montanha        
                   abaladora.   
                   Minha poesia se multiplicava                    
                   num canto de urgência                                    
                  e ninguém sabia                                            
                  das aventuras que eu perseguia:            
                  sonho,  assim, por um vale profundo,
                  consumindo-me sem razão, lado a lado...      
                  E misturaram um sabor amargo                   
                  aos meus versos                                             
                  e os meus sentidos fizeram-se desatados
                  como sandálias na companhia                      
                  de terras poeirentas.   
                  Aquele era meu caminho,                            
                  entre estradas batidas e fatigadas,           
                  com rostos que imploravam,                          
                  e a fisionomia de todos era como a fome. 

                          14.06.1978
                         (in A Distância de Todas as Coisas, 1980)



Nenhum comentário:

Postar um comentário