terça-feira, 28 de outubro de 2014

Albert Camus - O Estrangeiro



                Dimas Macedo


             Publicado em 1942, O Estrageiro é o mais conhecido romance do escritor francês Albert Camus. O livro foi decisivo para que o autor recebesse o Prêmio Nobel de Literatura, e foi adaptado para o cimnma pelo cineasta italiano Luchino Visconti, em 1967.
             Escrito durante a Segunda Guerra Mundial, o romance foi desenvolvido a partir de uma  atmosfera alegórica, reavivando nos seus leitores aquilo que existe de mais trágico na condição humana: o absurdo, os limites que nos impedem fruir a liberdade e tornar a realidade algo que possa estar ao alcance de todos.
            Essas aspirações do autor, que nos colocam diante das grandes interrogações, foram questionadas em toda a sua produção literária, exacerbando-se, especialmente, nos romances A Peste e O Primeiro Homem, nos ensaios de O Mito de Sísifo e O Homem Revoltado e na novela intitulada A  Queda, sendo esta última um libelo contra o absurdo e a indiferença que rondam o nosso desejo de viver em plenitude.
             Meursault, o protagonista de O Estrangeiro, vive em estágio de indiferença diante de todos os valores morais. Trata-se de personagem que não aceita as regras do jogo e está disposto a ir até o fim, defendendo a única verdade na qual acredita.
              Considerado, por muitos, como alter ego do autor, Meursault nasceu para desmascarar o cinismo, a hipocrisia e o vazio que encobrem o sentido real da existência, e que ofuscam a beleza da vida e o emaranhado das nossas relações no plano social. 
             Albert Camus expõe a impotência das pessoas diante das suas desgraças e das misérias cotidianas que presenciam e que fingem não estar vendo, e O Estrangeiro aponta para o que existe de estranho na nossa identidade, tudo isso através de uma linguagem concisa e de frases curtas e incisivas que chamam a atenção do leitor.
             Justamente para dissecar aquilo que constitui o nosso erro fundamental,  e abrir os nossos olhos para os delitos da insensatez, da insensibilidade e das linguagens e regras morais que modelam a nossa existência, é que a obra de Albert Camus foi escrita. 
             Nos seus romances, ensaios e peças de teatro, o autor nos coloca diante dos grandes dilemas filosóficos. Os seus livros foram traduzidos para mais de quarenta idiomas e Camus vem sendo apontado como o escritor mais disputado por leitores jovens,  especialmente pelos leitores de livros em formato de bolso. 
              Considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, Albert Camus é autor de uma escritura simples e elegante, que prima pela clareza e a concisão, sendo seus livros condensados em pequenos volumes e em linguagem direta e sem sofisticação. Vale a pena, assim, mergulhar na sua leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário