domingo, 10 de março de 2013

Rosa Firmo Bezerra

                        
                                                                              Tela de Rosa Firmo

           Filha de Vicente Firmo de Sampaio (Ioiô) e Guilhermina Bezerra Sampaio (Mãe Nina), Rosa Firmo Bezerra Gomes nasceu aos 8 de janeiro de 1946, no sítio Tapera, distrito de Quitaiús, município de Lavras da Mangabeira (CE).

          Na infância, foi alfabetizada na própria residência, pela irmã mais velha, Maria Firmo Bezerra; trabalhou nas tarefas domésticas e, com seus pais, participou do plantio e colheita de grãos, somente retomando os estudos em 1966.

         Transferiu-se, em seguida, para a cidade de Cedro, ali ingressando na Juventude Franciscana (JUFRA) e envolvendo-se com a orientação de jovens carentes. Em 1974, já residindo em Fortaleza, ingressou na rede municipal de ensino e aqui realizou parte da sua formação.

          Em 1982, graduou-se em Pedagogia pela UFC; e na Universidade Estadual do Ceará cursou especialização em Orientação Educacional (1996), exercitando-se como servidora pública na área da sua especialidade.

          Em Fortaleza, prosseguiu nas suas atividades pastorais, tendo integrado a Comunidade de Jovens Católicos (CJC) e coordenado as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Lagamar, entre 1978 e 1990.

           Professora da rede estadual de ensino e da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Rosa Firmo Bezerra foi fundadora e coordenadora da Escola Presidente Médici, localizada em Messejana, prestando seus serviços, igualmente, aos idosos da Comunidade Uma Gota de Amor, no Bairro José Bonifácio.

           Nos campos da formação espiritual e da atuação pastoral, cursou Teologia Catequética na FAFIFOR e realizou cursos de aperfeiçoamento em Programação Neurolinguística, desenvolvendo pesquisa sobre cultura popular e ministrando oficinas de leitura e poesia.

         Posteriormente, passou a residir em Natal, onde participou, em 2008, do documentário da poetisa Leda Maciel e da Primeira Mostra Literária da Universidade Potiguar (UNP), com diversos poemas ilustrados, ali consolidando a sua carreira de escritora e de artista plástica.

         Após o seu regresso ao Ceará, tem feito da literatura, da pesquisa regional e das artes plásticas a razão maior da sua atividade criativa, cujo ponto culminante é a edição do livro O Rosário de Quitaiús, em 2010.

          Integra a Academia Lavrense de Letras, a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins de Natal (RN) e a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) – secção do Ceará, cabendo, aqui, destacar as suas teses acadêmicas: Orientação Ocupacional – Uma Perspectiva de Encaminhamento no Processo de Transformação (Fortaleza: UECE, 1995) e Orientação Educacional e Ocupacional (Sobral: Universidade do Vale do Acaraú, 1999). 


         É autora dos livros: Poemas de Ontem e Hoje (1992), Nobreza de Uma Mulher Sertaneja (2001), Cidades Históricas de Minas Gerais (2003), Chuvas de Verão (2005), Prisioneira do Sol no Ocaso (2006), Ponderações na Perspectiva de Luz (2007), Para Viver é Preciso Vir a Ser (2008), Os Cantos do Luar (2008), O Rosário de Quitaiús (2010), Chiquinho de Domingos – Um Sertanejo Sonhador (2011), Sendas Perfumadas (2012), No Ritmo do Meu Rastro (2013), O Poeta do Salgado (2014), O Laborioso Apascentador de Ovelhas – Monsenhor Alonso Benício Leite (2015), Veredas do Outono (2016) e Canções – Exercícios de Resignação (2016).

2 comentários:

  1. É assim a Rosa Firmo, educadora, escritora e artista plástica, dedicada em tudo que faz, com zelo e paixão. Traz na mensagem a coragem da mulher nordestina e nas mãos a quietude e beleza das artes. Parabéns pelo brilhante percurso. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Rosa Firmo, li este comentário de Sogueira e muito gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir