quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O Poeta Vicente Lemos


             Dimas Macedo

                                              
 
                    Vicente Paulo Lemos nasceu aos 12 de outubro de 1951, no sitio Taquari, distrito de Mangabeira, município de Lavras, sendo filho de Joaquim Gonçalves Neto e Cândida Gonçalves de Lemos.

                 Foram seus avós paternos: Agostinho Félix Vieira e Inácia Maria da Conceição; e maternos: Maria Cândida Amorim de Souza e Manuel de Oliveira Lemos.

                Aprendeu as primeiras letras em sua terra natal, com as professoras Maria Luiza Oliveira e Maria do Socorro Oliveira, entre 1964 a 1966, realizando o quarto ano primário e admissão ao ginásio no Seminário Salesiano de Jaboatão (PE), entre 1967 e 1968.

                Prosseguiu seus estudos na Congregação Salesiana de Carpina, no mesmo Estado, onde cursou a primeira e a segunda séries ginasiais, entre 1969 e 1970, concluindo o ginásio em 1972, na Escola Industrial de Pernambuco, nos municípios de Escada e Serra Talhada.

              No final de 1972, mudou-se para Fortaleza, aqui realizando o curso científico, no Liceu do Ceará, entre 1973 e 1975. Ainda em Fortaleza, frequentou o terceiro e o quarto pedagógicos no Colégio João Pontes (1991) e no Instituto de Educação do Ceará (1993).

               Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em 2002, e realizou pós-graduação em Administração Escolar, na mesma Universidade, nos anos de 2003/2004.

              Vicente conclui vários cursos de formação profissional na área do turismo, tais os de Guia de Turismo Regional, no SENAC de Fortaleza, em 1997, e Guia de Turismo Nacional, na Escola de Turismo do Ceará, em 2003.

              Na condição de cofundador, é responsável pelas seguintes casas de ensino: Centro de Educação Juvenil Eça de Queirós, Centro de Educação Juvenil Maria Auxiliadora, Centro de Educação Juvenil Dom Bosco e Colégio São Domingos Sávio, tendo, por conta dessa circunstância, se dedicado às atividades de educação fundamental, entre 1975 e 2003.

              Em 1996, criou a Agência Terra da Luz de Turismo e Consultoria Educacional, através da qual presta serviços a Escolas públicas e particulares, organizando e executando aulas de campo e pesquisa com alunos de diversas escolas cearenses.

          Poeta popular e cordelista, pertence à Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel, sediada em Salvador, e ao Centro Cultural dos Cordelistas do Ceará, tendo sido eleito, em setembro de 2010, para a cadeira número 39 da Academia Lavrense de Letras.

          É autor, entre outros, dos seguintes folhetos de cordel: Irmã Dulce – Sua Vida e Morte em Versos, Chegada de Irmã Dulce ao Céu, Retrato do Sertão, Brasil Menor – A Realidade da Criança Brasileira, Um Grito Contra a Miséria, Apologias Políticas, Jubileu de Ouro do Padre Manoel Lemos de Amorim e Jubileu de Ouro da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

          Agora, o poeta Vicente Lemos resolve dar um passo no sentido da consolidação da sua poesia, reunindo no livro – Cantos e Encantos na Poesia Popular (Fortaleza, RDS Editora, 2012) o conjunto da sua produção, presenteando, assim, aos leitores com o metro, a sonoridade e os apelos da sua produção, que se expressa, essencialmente, pelo resgate dos valores sociais e pela sutilidade do seu conteúdo.

            Vicente traz no sangue, e assim também no coração o signo cultural e humano da comunidade que o viu nascer, o distrito de São José das Mangabeiras; e entra na literatura para tornar-se irmão do poeta maior do Taquari, esse exímio Pescador de Tabocal que é o escritor Batista de Lima.

             A poesia de Vicente Lemos não foi feita para agradar o mundo burguês; não foi feita para ilustrar as páginas da literatura de cordel nem para fazer a louvação dos poderosos, mas para denunciar as misérias sociais do povo brasileiro e canonizar alguns dos seus heróis de forte apelo popular.

             Na sua construção poemática, encontramos o dia-a-dia dos que insistem em viver, a despeito do capitalismo e da sua perversão. Encontramos na sua produção o milagre da vida transformado em verbo e escritura, e redimensionado, também, em face dos valores da dignidade e da esperança.

              A consciência poética de Vicente Lemos é um dos traços do seu livro de estreia que chama de plano a atenção, porque aberta para o homem e aberta para a graça de Deus, e porque altissonante como a voz dos poetas que sabem encontrar no mundo o seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário