terça-feira, 23 de outubro de 2012

Na Universidade do Porto


                    Dimas Macedo
                                       


              Estive na Europa, neste mês de outubro de 2012, cumprindo compromissos acadêmicos, o que constitui parte da minha missão de professor e de pesquisador. É sempre prazeroso poder aceitar os convites que nunca me faltaram de Universidades tais as de Salamanca (Espanha), San Marcos (Peru), Puebla (México), Le Havre (França), Sófia (Bulgária), Lisboa e Porto (Portugal).

              Mas o convite que recebi para a Universidade do Porto revestiu-se de um prazer especial: partiu do filósofo e escritor português Paulo Ferreira da Cunha, e foi motivado pelos 300 anos de nascimento de Rousseau, um dos meus mestres no campo da Teoria Política, se é que Rousseau foi também um escritor do campo literário e um dos fundadores do romantismo e da modernidade.

               O tema que me coube no Seminário Permanente Interdisciplinar, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, versou acerca de Rousseau e a Ideia de Constituição, foi acolhido como conferência de abertura do referido Seminário, cuja coordenação estratégica coube à professora Anabela Leão, cabendo a supervisão e a direção dos trabalhos ao professor Paulo Ferreira da Cunha.

              Porto é, talvez, a mais bela cidade de Portugal, mas, com certeza, é a mais nobre e a mais politizada, com afirmações de liberdade e independência em momentos cruciais da história de Portugal, a começar pela Revolução Liberal de 1820, com tantas influências sobre a nossa autonomia política e a primeira Constituição do Brasil, de 1824.

            O privilégio de ter conhecido a velha e sempre renovada cidade do Porto, convivido com a sua elite acadêmica, desfrutado da beleza do seu patrimônio e do refinamento de seus vinhos e da sua cultura francamente aberta para o novo, compreende uma dádiva dos deuses, que sempre protegem os que amam o conhecimento, e que lutam em defesa da vida e da beleza.

            Louvores sejam dados, portanto, às luzes da compreensão e do intercâmbio cultural e acadêmico. Louvores à Universidade do Porto e à sua nobre Faculdade de Direito. E louvores também e à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, da qual me orgulho de ser professor.

9 comentários:

  1. Dimas, meus PARABÉNS! Você é o nosso benjamim e o nosso orgulho. Na condição de sua colega de Academia, fico muito feliz por termos um acadêmico de tão alto porte literocultural, inteligente e meu irmão.Bjs.
    Giselda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giselda, é certo que tenho você no coração. Com o seu comentário, relembrei uma coisa que tinha esquecido: o fato de que entrei na Academia Cearense de Letras, aos 32 anos, em 1989,e que agora,passados 23 anos, continuo o benjamim da Academia. Isso tem um grande sentido, mas me serve também como lição de humildade.
      Um Forte abraço
      Dimas Macedo

      Excluir
  2. Por ser Lavras da Mangabeira uma cidadezinha que dista quase 500km de nossa capital e infelizmente só tendo como referencial paisagístico ou turístico o boqueirão... me alegro sobremaneira ao ver esse jovem professor, pesquisador e grande literata, além de poeta, fluir no cenário nacional e internacional, levando o nome de seu torrão natalino às mais longínquas cidades de referências continentais. O seu nome Dimas Macêdo, se associa a tantos outros que fizeram história na pitoresca Lavras, como a Sra. Fideralina Corrêa de Amora Maciel (Sinhá D'Amora, em cujo nome se destaca o Memorial| Prefeitura Municipal de Fortaleza, sendo o Centro de Referência do Professor); o poeta João Filgueiras Lima, (inclusive além de ter nascido no Sítio Calabaço, amigo e parente de meu genitor João Tavares Furtado) e ainda; Joaquim Lôbo de Macêdo e/ou Joaryvar Macêdo, de quem nos orgulhamos por tantos feitos, e para nós especificamente com a geneologia de nossas vertentes, no livro, "A Estirpe de Santa Tereza",... e tantos outros. Assim o Dimas, voce já é uma grande realidade colossal no presente, e o seu futuro já é uma mega promessa, pois se destaca no momento como um grandioso referencial... Parabéns, e que DEUS possa continuar a abençoar sua bela carreira de sucesso e realizações. Professor/Coordenador Escolar: Vicente Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Vicente Furtado, saiba que tudo que conquistei na vida é uma resposta ao esforço dos meus pais para nos dar (a mim e aos meus irmãos) as luzes da educação e da dignidade. Saiba também que tudo o que sou ou que possa ainda conquistar constitui uma graça de Deus, talvez em recompensa à minha luta em defesa do Bem e da Justiça, da Ética e da Simplicidade. Amo a minha terra e o meu povo, orgulho-me do lugar da sociedade de onde vim, e pretendo apresentar-me diante do meu Juizo Final como aquele que combateu o bom combate e nunca recuou diante da verdade e das carrancas do poder. Sou grato a você e aos lavrenses de bom coração que sempre me incentivaram.Um Forte abraço.
      DIMAS MACEDO.

      Excluir
  3. Dimas, fico orgulhosa por ser sua amiga e conterrânea. Lavras da Mangabeira deve muito a você, mas sei que seu amor incondicional pela mãe Lavras é imenso como você.
    Um cheiro.
    Cristina Couto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, a você e a todos os leitores do meu blog reafirmo que me orgulho das minhas raizes lavrenses, e que devo muito a Lavras da Mangabeira também.
      É uma honra também para mim tê-la na conta de amiga.
      Um Forte abraço,
      Dimas Macedo

      Excluir
  4. Nossa Dimas! que bacana ! ... Estivemos juntos em momento anterior. Quero agradecer o livro Estado de Direito e Constituição, o qual estou inclusive citando no meu modesto trabalho sobre Justiça Constitucional , notadamente no que se refere a importancia de Kant para os modelos de Estado posteriores. E ainda vasculharei mais coisas, notadamente sobre a crise do Estado Social e sua influência no Brasil, quando na parte das lutas do Direito Constitucional. Mas, o mais importante mesmo foi estar com vc. e com a Lucia. Dentro e fora de uma intelectualidade privilegiada como a tua, não se vê nenhum resquício, por menor que seja, da tradicional vaidade acadêmica. Isto é o que lhe faz diferente e apaixonante. Russeau, onde quer que esteja, deve estar feliz pela comemoração de seu nascimento ter contado com a tua presença (rsrsrsr), ensinando um pouquinho, com o teu exemplo, que Academia e simplicidade também podem - e devem - conviver. VALEU IRMÃO !!!

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Raul, em primeiro lugar, digo que é uma honra tê-lo na condição de seguidor do meu Blog. Adorei, especialmente porque isso é uma coisa absolutamente espontanea. Quanto ao seu comentário, resgistro que ele é muito afeitvo para mim. O ensaio - O Pensamento Politico de Paulo Bonavides foi reescrito e ampliado e
    agora virou tese de Livre Docência. Fico grato pela citação do meu livro na sua pesquisa. Um Forte abraço.
    Dimas Macedo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Dimas! Que honra estar entre a elite acadêmica da tradicional Universidade do Porto e ser convidado para proferir a conferência de abertura do seminário. O escritor Paulo Ferreira da Cunha soube escolher o conferencista: um jurista apaixonado por Rousseau e um poeta e crítico literário que reconhece a importância do escritor francês para o estética romântica.
    Um abração,
    Lourdinha Leite Barbosa

    ResponderExcluir