sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Direito e Literatura

                Dimas Macedo

                                           




         O meu livro Direito e Literatura (2ª ed. Rio: Ed. Lumen Juris, 2017) reúne um conjunto de artigos publicados em diversos órgãos com os quais colaborei nos últimos anos.

        Os ensaios versam sobre Filosofia do Direito, Sociologia, Política e Literatura e abordam a trajetória de artistas, cientistas e pensadores da Linguagem e da Sociedade.

          Todos foram submetidos a uma revisão gramatical e morfológica, objetivando-se, com isso, a sua recepção, mas respeitando-se em tudo a sua estrutura e o seu tecido literário.

         Quanto ao conteúdo dos textos, permaneci fiel aos elementos da crítica dialética e da teoria material do Direito, eixos mediante os quais a minha obra jurídica se sustenta.

         Discorri sobre assuntos como Corrupção e Reforma Política, Sociologia do Direito, Processo e Constituição, Cidadania e Participação, Democracia & Socialismo e Acesso à Justiça Social.

         No campo da Literatura, a crônica e o memorialismo assumiram o lugar do desejo e da reparação, isto é, me deixei conduzir pelos afetos e pelos sentimentos emocionais.

         Fiz incursões pela obra de Moreira Campos e Luiz Gonzaga, a poesia de Hermínia Lima a escansão musical de Diego Macedo, pagando tributo, também, à poesia de Vicente Lemos, Ubiratan Aguiar e Wellington Alves.

         O meu olhar sobre a arte de Mano Alencar e Cláudio César é outro ponto que aqui quero destacar, ao lado de duas abordagens pertinentes à história regional.

          O livro constitui um mosaico de assuntos que giram ao redor das minhas inquietações e reticências e da minha sede de formas e de pesquisa transdisciplinar.

           Não se trata, propriamente, de uma reunião de artigos, mas de uma seleção de textos destinada à exigência dos leitores, na qual o ponto de partida é a luz, isto é, a claridade do meu universo social.

           Quem vier a se deter neste conjunto de artigos, conduzido pela emoção, nele encontrará uma espécie de testamento lírico da minha visão de ensaísta e de filósofo da cena social.

             A senilidade, no meu caso, ainda não chegou, mas a maturidade, sim. Sei que não mais preciso me preocupar com a Teoria do Direito, mas com as minhas formas e obsessões, e com a minha estética de ordem textual.

              A dois amigos devo o desafio de escrever estes ensaios, e de acreditar que estou sendo lido por um universo muito maior, aquele que é conquistado mediante revistas e sites que a Internet interpõe diante de nós.

            Dideus Sales foi o editor que primeiro me convidou para a experiência de redigir um texto a cada mês e Sabino Henrique foi aquele que chegou depois e me desafiou a preparar um texto semanal.


            A Deus agradeço os momentos que me foram dados para organizar os ensaios que aqui se acham reunidos, à margem da minha vocação maior de criador e de ensaísta do campo literário.



4 comentários:

  1. Parabéns pela publicação de seu novo livro Direito e Literatura, professor. Um livro que trata de um gama de conteúdos, perpassando por assuntos dos mais vastos ramos do conhecimento, como Sociologia, Política e Filosofia do Direito, permitindo-nos uma reflexão crítica da realidade social.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro claramente tratá grande enriquecimento para quem o lê. Essa obra, que se trata não de uma reunião de artigos, mas de uma seleção de textos destinada à exigência dos leitores. Achei de suma importância os assuntos abordados, tendo em vista a atualidade e necessidade de discussão dos mesmos para a formação de uma sociedade consciente. Professor, parabéns pela brilhante obra!!

    ResponderExcluir