segunda-feira, 10 de março de 2014

Pastor Manoel Alexandre Neto

            Dimas Macedo

 
                                                      
                                           


            Filho de Vicente Vitorino Alexandre e de Maria Alexandre de Souza, Manoel Alexandre Neto nasceu em Lavras da Mangabeira, aos 09 de agosto 1935. Na terra natal, tomou contato com as primeiras letras.

           Transferindo-se para Fortaleza, aqui iniciou a sua vida profissional, abrindo-se a sua mente para os dons espirituais de que sempre foi portador, tendo sido batizado na Igreja Adventista Central de Fortaleza, aos 15 de setembro de 1953, pelo pastor Gustavo Storch.

            Em 1956, ingressou no curso ginasial do Educandário Adventista Nordestino, situado em Belém de Maria (Pernambuco), e em 1959 iniciou o segundo grau no Instituto Petropolitano Adventista de Ensino, localizado em Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Adventista de Ensino, em São Paulo.

            Paralelamente aos estudos de primeiro e segundo graus, atuou como colportor. Foi Diretor de Colportagem da Missão Baixo Amazonas, em Belém do Pará, e quatro anos depois passou a exercer o mesmo cargo na Missão Costa Norte, em Fortaleza, onde se demorou por três anos.

            De 1963 a 1966, fez o Curso Superior de Teologia na Universidade Adventista de São Paulo (UNASP). Durante o curso, teve atuação destacada como colportor, tendo se casado, em 1965, com Teia Salvador Alexandre, nascendo dessa união os seus filhos: Neander e Cranmer.

              Aos 23 de fevereiro de 1971, recebeu a ordenação ministerial de Pastor, e, em março de 1974, assumiu o cargo de assistente do diretor de colportagem da Associação Adventista de São Paulo, passando em outubro do mesmo ano para a função de Diretor.

              De 1975 a 1987, trabalhou como Diretor de Colportagem da União Este Brasileira da Igreja Adventista e, em novembro de 1978, concluiu o Curso de Administração Financeira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

              Em julho de 1987, foi transferido para a União Central Brasileira da Igreja Adventista, assumindo, em 1994, a função de auxiliar do diretor dessa instituição e permanecendo nesse posto até 1996.

              De 1997 a 1998, foi diretor do Departamento de Publicações da Associação Paulista Central da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada em Campinas, destacando-se sempre como um servidor fiel da Igreja cuja doutrina assumiu desde os dezoito anos.

              Como Pastor da Igreja Adventista, tem sido meritória a sua atuação, especialmente em face da sua inteligência e do seu carisma espiritual, destacando-se também Manoel Alexandre por seus conhecimentos e pela sua cultura teológica.

              Seu nome figura no rol das Personalidades Históricas da Igreja Adventista e na Enciclopédia da Memória Adventista do Brasil, e sobre esse lavrense pode ser consultada a monografia – Vida e Obra do Pastor Manoel Alexandre Neto, publicada em São Paulo, 1999, pelo Centro Nacional da Memória Adventista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário