segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Lavras da Mangabeira e Seu Bicentenário

           Dimas Macedo
                      






            O município de Lavras da Mangabeira, um dos mais antigos do Ceará, nasceu em torno da mineração que se desenvolveu em suas cercanias, em meados do século XVIII, tendo sido suspensa a referida mineração por Carta Régia de 12 de setembro de 1758, por ser considerada onerosa às Cortes de Lisboa.

             Antes da emancipação política da comunidade de Lavras, foi criada a sua Freguesia, sob a invocação de São Vicente Ferrer, por Provisão de 30 de agosto de 1813, vinculando-se a nova Freguesia ao Bispado de Crato, sendo seu primeiro vigário o padre José Joaquim Xavier Sobreira.

O Município de Lavras da Mangabeira foi criado por Resolução Régia de 20 de maio de 1816, elevando-se a Povoação de São Vicente Ferrer à categoria de Vila, oficialmente instalada aos 08 de janeiro de 1818, ocasião em que foi levantado o Pelourinho (símbolo da autonomia política municipal), ficando a pertencer à comunidade lavrense uma vasta região do Sul do Ceará, onde se encontram, hoje, encravados os municípios de Aurora, Granjeiro, Várzea Alegre, Cedro, Umari, Baixio e Ipaumirim.

Assinada pelo Rei de Portugal e Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, citada Resolução Régia de 20 de maio de 1816, possuía a seguinte redação: “Sou servido levantar em vila a povoação de S. Vicente Ferrer das Lavras da Mangabeira com a denominação de – Vila de S. Vicente das Lavras. Terá por Termo todo o território da sua Freguesia, ficando desde logo desmembrada do termo da Vila de Icó com todos os rendimentos que lhe forem respectivos. Querendo beneficiar a Câmara da dita vila de S. Vicente das Lavras, e aliviar quanto for possível os moradores do seu termo, hei por bem conceder-lhe para patrimônio uma sesmaria de uma légua de terra em quadra, conjunta ou separadamente, onde a houver desembaraçada”.

Eis aqui, portanto, um fato de constatação muito fácil, na memória do qual devemos nos louvar: 20 de maio de 1816. Foi nesta data que o Município de Lavras conquistou a sua emancipação, e é em 20 de maio que devemos render os nossos louvores à sua tradição, comemorando o seu aniversário, como fazem os demais municípios do Brasil e como é reconhecido pelo Governo do Estado.

Em 20 de maio de 2016, Lavras da Mangabeira comemora seus 200 anos de emancipação política, e em 20 de agosto deste ano, foram assinalados os 134 anos da elevação da antiga Vila de São Vicente das Lavras à categoria de cidade. 

Mas este último fato não pode ser tomado como se fosse uma data alusiva à autonomia política da comuna, como se vive a propalar há bastante tempo, por conta da desatenção de muitos lavrenses que deviam resguardar este fato de comprovação histórica inconteste.

Talvez pelo fato de se ter comemorado, em 20 de agosto de 1984, o centenário tão somente da elevação da vila de Lavras à categoria de cidade, é que esse equívoco passou a encobrir a autenticidade de um fato histórico relevante.

 Lavras da Mangabeira (CE) é um município de muitas tradições e de configuração cultural e história quase mitológica. Orgulho-me de ali ter nascido, aos 14 de setembro de 1956.


          


Nenhum comentário:

Postar um comentário