sábado, 2 de fevereiro de 2013

Lavras da Mangabeira e o Cariri Cangaço

            Dimas Macedo

 
Cristina Couto
Secretária de Cultura de Lavras da Mangabeira
 
 
           Uma das personagens mais fascinantes da história do Cariri cearense é, sem dúvida, Dona Fideralina Augusto, de Lavras da Mangabeira. Autêntica representante da fibra e da força das matriarcas nordestinas, a partir da sua terra de berço passou a influenciar a política do Ceará, especialmente durante a oligarquia Nogueira Accioli.          

           Agora Dona Fideralina será a principal personagem do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira, tendo a escolha sido confirmada em reunião na qual estiveram presentes o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, e representantes daquele município, liderados pela Secretária de Cultura, Cristina Couto.

         O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Ceará e marcou a adesão definitiva de Lavras da Mangabeira ao Cariri Cangaço. Além de Manoel Severo e Cristina Couto, participaram Marcos Santos e Jeová Batista, assessores da edilidade municipal lavrense.

          A participação de Lavras da Mangabeira no Cariri Cangaço, segundo Manoel Severo, já era aguarda, especialmente porque a sua tradição é uma das mais vivas do Ceará. “E isso, sobretudo, pela presença da saga, sem igual, de Dona Fideralina Augusto e da oligarquia da Família Augusto por ela monitorada”, segundo Manoel Severo.
          
          Como já escrevi recentemente, “Lavras da Mangabeira é um dos municípios do Nordeste cuja história vem sendo estudada com dedicação, apesar dos golpes contra a sua memória e a sua identidade, mas o que é certo é que o interesse por seus personagens e pela sua saga cultural e política mostra-nos que entre a caneta e o bacamarte uma civilização foi erguida no Sul do Ceará”.

           Cristina Couto, que é também publicitária e escritora, destacou o significado do Cariri Cangaço para o resgate dos valores históricos da velha Princesa do Salgado, destacando que o prefeito Gustavo Augusto Bisneto está de braços abertos para receber a todos os participantes na grande prévia do evento.

           Lavras da Mangabeira sediará a avant premier do Cariri Cangaço em 2013, prevista para o mês de setembro, e isso funcionará como aquecimento para a concretização desse projeto.

           O assessor de marketing do projeto, Heldemar Garcia, esclarece que as prévias do Cariri Cangaço constituem eventos a serem realizados em várias cidades do Nordeste, com programação similar ao seminário Cariri Cangaço, compreendendo palestras, discussões, apresentações de vídeos e livros; e que as prévias ficam agora revestidas desse glamour especial: “os traços da cultura lavrense e a força mitológica de Dona Fideralina Augusto”.

         Cangaceira da cultura de lavrense, na feliz expressão do seu conterrâneo Egídio Barreto, Cristina Couto escolheu a caneta e não o bacamarte para defender o município em que nasceu. Mas com Dona Fideralina Augusto ela se irmana nesta dimensão: tem a coragem e a força na mulher nordestina como vocação.

          Ambas já foram retratadas neste Blog, mas o que espero mesmo dos leitores é que não deixem de passear pela postagem acerca de Dona Fideralina, um dos meus textos escritos com maior paixão.
 
 
                                                    
 
                                                              Dona Fideralina Augusto


 
                                                                                        Cristina Couto
                                                                           Cangaceira da Cultura Lavrense

Nenhum comentário:

Postar um comentário