terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Em Defesa da Vida e da Ecologia


                                                                                 Boqueirão de Lavras da Magabeira (CE)
                                                                                   com trecho de poema de Dimas Macedo



                                                                             Cachoeira em Pirenópolis (Goias)
                                                                                    Foto de Lúcia Cidrão


                                                          
                                                                             Tatupeba - símbolo da resistência e da astúcia,
                                                                           espécie quase em extinção no interior do Nordeste
                                              

                                                                           
                                                                          Encontro do Rio Jaguaribe com o mar, 
                                                                                        em Fortim (CE)

6 comentários:

  1. Paisagens como a do Rio Jaguaribe se encontrando com o mar deveriam ser apreciadas por todos nós tendo em mente a grandiosidade e a beleza da natureza nordestina. Hoje, mais do que nunca, é de fundamental importância a abordagem de temáticas voltadas para a proteção do meio ambiente, da fauna e da flora brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Nenhuma criação do homem chegará tão perto da perfeição quanto tudo o que a natureza cria e transforma, que é de beleza e detalhes surpreendentes... até um animal ou ambiente natural por mais estranho que pareça possui o mais belo encanto diante da perfeição como tudo se encaixa e se harmoniza por si só. Poder admirar a natureza com suas formas e cores é uma dádiva, pena que grande parte das nossas belezas e raridades naturais foram devastadas no passado, e lamentável, mais ainda, que essa devastação continue acontecendo...

    ResponderExcluir
  3. Fernanda França e Roberta Falção, gartíssimo pela participação e pelo apoio ao meu blog. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil, como um país megadiverso, abriga uma riqueza ecológica deslumbrante, de encher os olhos. Do Oiapoque ao Chuí, encontramos fauna e flora estonteantes, uma lástima que na maioria das vezes tão abandonadas e desvalorizadas. Aí reside a importância do Direito na proteção dessas riquezas inestimáveis, por meio da legislação referente à proteção do meio ambiente, que conta inclusive com amparo constitucional. Urge que nós, povo brasileiro, valorizemos nossas riquezas naturais, visto que há tantas e tantas formas de vida ameaçadas em nosso território. Homenagear a vida e suas belezas naturais por meio da poesia, além de uma prova de sensibilidade, é uma prova de consciência ambiental.

    ResponderExcluir
  5. Professor Dimas, acredito que talvez algumas pessoas afirmem ser um clichê eu falar a respeito das belezas do Brasil. Mas é inevitável! A espécie humana faz parte dessa cadeia natural, e como ser pensante, racional, deveria assumir um papel de protetor, de garantidor dessas belezas para as gerações futuras. Acredito, professor, que toda parte desse todo que forma a mãe-Terra deve ser apreciada de forma que o equilíbrio permaneça. Não adianta eu pensar no "meu mundo", negligenciando os outros "mundos", sabendo que faço parte de um quebra-cabeças em que, se uma das partes perder-se no caminho, a imagem a que se almeja fica desfalcada. Como afirmava Caetano Veloso: "Terra! Terra! Por mais distante o errante navegante, quem jamais te esqueceria?". Então, como deixar o cinza cobrir-nos os olhos? Queremos uma Terra inesquecível pelo seu azul, não por suas catástrofes; e vivemos em uma país abençoado, "bonito por natureza". É nosso dever, portanto, que isso continue assim! Obrigada, professor!

    ResponderExcluir
  6. Excelente escolha das paisagens professor. É importante pensar no meio ambiente,de cujos microelementos somos totalmente dependentes, inclusive para o desenvolvimento socioeconômico. Por ser tão frágil e tão degradado pelos humanos é digno de aplausos seres da espécie que se preocupam em preservar, contemplar ou divulgar as suas belezas.

    ResponderExcluir