quarta-feira, 24 de novembro de 2021

O Garrote Misterioso

                                                 Lobo Manso

            


Leitores eu vou narrar

Uma nova profecia

De um garrote que falou

No Estado da Bahia

Andando um fazendeiro

No campo com seu vaqueiro

Um garrote lhe deu bom dia

 

Foi isto em quarenta e três

A quatro de fevereiro

Na fazenda São José

Assim me disse o vaqueiro

Que viu o animal falando

Ele e o homem escutando

Debaixo de um juazeiro

 

O garrote era zebu

De tamanho descomunal

Bem-feito como no mundo

Não pode haver outro igual

Com quatro letras escritas

Com tinta muito bonita

No lombo desse animal

 

O garrote assim falou

Bom dia, meu capitão

Com és o fazendeiro

Mais nobre deste sertão

Agora eu vou lhe dizer

E o senhor vai escrever

A minha declaração

 

O capitão quando viu

Aquela cena horrorosa

Ficou de queixo caído

E a fala muito tremosa

Disse muito admirado:

Aquele 4 dobrado

Já vi que letra mimosa

 

Disse o garrote estas letras

Cravadas aqui em meu lombo

São iniciais da guerra

Que traz o mundo em assombro

Desta vez a Alemanha

Bota fora toda a manha

Deixando no mundo um rombo

 

Falou que o 4 dobrado

É sinal de acidente

Oito países oprimidos

Em um grande continente

Ficam sujeitos ao Japão

Ficam sendo outra nação

Um só rei ou presidente

 

Esse M quer dizer

Muito país derrotado

Muita riqueza destruída

Muito barco naufragado

Muito homem enlouquecido

Muita mulher sem marido

Muito sangue derramado

 

A letra N quer dizer

Não conhecemos o futuro

Não sabemos pra onde vamos

Não temos planos seguros

E o mais tudo se some

Não sei como é que os homens

Na terra querem ser duros

 

A letra P quer dizer

Pedimos com piedade

Pedimos a Nossa Senhora

Pra nos dar felicidade

Pedimos a Nosso Senhor

Por ser grande protetor

Que proteja a orfandade

 

Temos um superior

Que a todo mundo domina

Escreve em linhas tortas

E o direito discrimina

É Deus grande e valoroso

Só ele é poderoso

E nunca mudou seu clima.

                          Esta guerra onde atingir

No lugar onde passar

É como rede de arrasto

Quando o dono vai pescar

Tiro de peça e canhão

Bombardeios de avião

Feliz de quem escapar

 

Vê-se gente espedaçada

De uma e outra nação

Uns sem perna outros sem braço

Rolados pelo canhão

Uns doidos e outros sem fala

Todos varados de bala

Rolando frios no chão

 

Na água os submarinos

Torpedeando os navios

Na terra o tanque avançando

Com os outros em desafio

Fazendo grande explosão

Pelos ares o avião

Solta bombas sem desvio

 

De repente este garrote

Transformou-se em um pavão

Com umas pintas doiradas

E outras cor-de-carvão

Tornou-se um pássaro bonito

E no peito estava escrito

Meu Padim Ciço Romão

 

Disse adeus meu fazendeiro

Não posso mais demorar

Meu Padrinho está em Roma

Ouço ele me chamar

E o mais tudo se move

Até em noventa e nove

Quando o mundo se acabar

Nenhum comentário:

Postar um comentário