domingo, 3 de setembro de 2017

Medalha Boticário Ferreira

Dimas Macedo



             
          Com alegria, agradeço a Medalha Boticário Ferreira, perguntando, a mim mesmo, se sou merecedor da homenagem. Quarenta anos de magistério, perfeitos em 2017, talvez justifiquem a sua concessão ao escritor e ao jurista, mas, assim como Drummond, o Poeta de Itabira, tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.

          Como cristão pauliano, atravesso estes tempos extremos que estamos vivendo como se fosse a ostra em seu enfrentamento com o vento, como se fosse o rumor que, às vezes, se funde com a concha e com ela se recolhe no sopro sublime da paixão.

           Sei que a vida é uma Graça, e que, a cada dia, eu a desfruto com a beleza que Deus nos confiou, e com os dons e os talentos que ele conferiu à minha inquietude: branda, como as águas serenas de um rio, mas incompreendida, às vezes, por aqueles que não aceitam a minha liberdade.  

          O título que recebo é o tributo com o qual se reconhece a dignidade de fazer literatura e de fazer a profissão de fé na palavra ritmada e na palavra fundadora do belo. A honraria, contudo, não cabe no meu contentamento.

           Pulveriza-se, antes, pelos espaços urbanos da cidade, desliza pelas suas casas de pasto e pelos seus polos de prazer e convivência, por onde espicho os meus olhos de ver e de sentir, porque de Fortaleza eu sei as suas ruas e o seu jeito gostoso de deitar.

          Sei que existem várias Fortalezas a quem agradecer: a Fortaleza que sofre com a violência e com sua falta de memória; a Fortaleza que dormita na Praia de Iracema; a Fortaleza que chora as suas contradições, mas que se reinventa pela boemia que pratiquei no Estoril e no Clube do Bode, na Confraria dos Puros e na Sociedade dos Poetas Vivos.

           Sim, porque não podemos mensurar em Fortaleza, praias, ruas ou espaços coletivos que eu não tenha palmilhado, vinhos e sabores que eu não haja consumido, línguas ou idiomas da sua arquitetura que eu não tenha degustado com a minha linguagem de poeta.

          Ao Vereador Portinho, agradeço aquilo que ele fez pela poesia, nomeando a mim como o representante dos poetas e intelectuais de Fortaleza que esta Câmara de Vereadores achou por bem distinguir, porque aqui, de primeiro, se premia o escritor e se valoriza o cidadão, colocando-se a Literatura no centro do debate político.

         As tatuagens o céu e o sal de Fortaleza foram modelando em meu corpo, ouvem, com desvelo, os sinos inquietos do meu coração, pois é com a alma dos que amam a liberdade e as formas de viver em plenitude que aqui compareço para agradecer a maior homenagem desta Edilidade.

          Assim, declaro de público e de tribuna, que honrarei com vinhos e estrelas a medalha com que fui distinguido, o título com que fui agraciado, o qual ficará gravado na alma, com o fogo do incenso e da cidadania.

          O Boticário Ferreira, numa época que se perde no tempo, dirigiu o destino desta urbe, e o poço por ele perfurado, no logradouro que hoje leva o seu nome, tornou-se o coração da cidade. Como vereador e presidente da Câmara, governou a Fortaleza Velha com os olhos fincados no futuro e com a retidão que fez do seu nome uma legenda.

          Curvo-me ao exemplo do Boticário Ferreira, olho para o passado de onde vim, saúdo os amigos que nesta cidade conquistei, pondo aqui em destaque, a minha família e, de uma forma especial, os meus filhos e a minha mulher.

         Não cheguei aqui de supetão, mas juro que cheguei, trazendo na alma uma canção, que quero partilhar com o vento e com o edifício da Fé que se ergue, de forma soberana, no meu coração.

         Entre os que estão no Plenário, ponho em evidência o Professor João Arruda, que muito conspirou para que eu pudesse chegar até aqui, e destaco o nome de Marta Filgueiras, que veio de São Luiz para estar comigo nesta noite, ao lado de Lúcia Cidrão, de Pablo e de Diego, de Lúcia Macedo Maciel e de Sandra Maria de Macedo.


          Por último, não posso deixar de registrar: “um rio corre na alma e a minha calma talvez não denuncie aquilo que ocorre, aquilo que não morre e que se faz alento em minha vida”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário