quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Violonista Nonato Luiz




     Dimas Macedo
                        



   “Ouso afirmar que Nonato Luiz, um cearense de olhos cor dos mares cearenses, sua terra, de riso franco e aberto, é um dos maiores violonistas do mundo”. Com estas palavras o crítico Ronaldo Bôscoli abre a sua coluna “Eles & Eu” do jornal Última Hora, do Rio, de 21.2.1983, referindo-se a um dos mais expressivos artistas brasileiros, nascido em Lavras da Mangabeira, aos 10.8.1952, e batizado com o nome de Raimundo Nonato de Oliveira.

   Filho de Pedro Luiz Sobrinho e Alcides Vitória de Oliveira e natural do sítio Aroeiras, distrito de Mangabeira, consta que: “com apenas três anos, ganhou um cavaquinho de brinquedo do pai e, a partir daí, seu amor pela arte, principalmente pelas cordas, dava os primeiros passos”.

    Com pouco mais de dez anos, matriculou-se no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, sendo que dois anos depois já se apresentava ao lado de professores da Orquestra Sinfônica de Fortaleza.

      Em 1975, Nonato Luiz deixou o Ceará com destino ao Rio de Janeiro, e dali fez seu nome projetar-se para resto do mundo. Do Rio, pouco tempo depois, seguiu para São Paulo, onde participou de dois sucessivos concursos de violão, em todos conquistando o primeiro lugar.

    Com a vitória, volta a Fortaleza e aqui é aprovado no vestibular de música da UFC, retomando, na oportunidade, às aulas do conservatório, que havia abandonado.

     Sentindo-se em choque com o meio, regressou ao Rio de Janeiro, ali se matriculando no Instituto Villa Lobos, que abandonaria pouco tempo depois para dedicar-se totalmente à carreira de violonista, com absoluta exclusividade. 

      Em 1978, participou de concurso de violão no Teatro Vanucci, do Rio, no qual se reuniram cinquenta concertistas de todo o Brasil, executando peças de Bach, Villa Lobos, Schumann e outros músicos eruditos. 

      Compareceu ao certame executando músicas de sua autoria e foi apontado como vitorioso pelo júri, formado por Billy Blanco e Radamés Gnatalli e outros expressivos críticos de música.

       Na oportunidade, foi convidado por Fagner para participar do antológico Soro, lançado em 1979, participando também do disco Violão de Ouro, composto por peças selecionadas em concurso promovido pela TV Globo.

        E, a partir de então, não parou mais de crescer. Em 1980, lançou o seu primeiro LP, intitulado Terra, que o crítico Ramos Tinhorão, do Jornal do Brasil, apontou como um dos melhores lançamentos do ano, escrevendo que “o violonista cearense, estreante em disco, revela uma forma brasileira de descobrir novas sonoridades em seu instrumento, refletindo não apenas a realidade musical de sua região, o Nordeste (como nos arranjos de “Mulher Rendeira” e “Reflexões Nordestinas”), mas aproveitando ainda recursos do choro carioca e formas eruditas”.

       Em 1982, depois de uma série de concertos em várias capitais do Brasil, lançou seu segundo LP – Diálogo, gravado ao vivo, pela CBS, por ocasião das suas apresentações, na Sala Cecília Meireles, ao lado do conhecido violonista francês Pedro Soler, um dos primeiros instrumentistas internacionais a divulgar sua música no circuito europeu.

       E, na apresentação que a CBS escreveu para esse LP, lê-se que “é importante ressaltar que uma das grandes satisfações de Nonato é nunca ter precisado sair do Brasil para ser reconhecido como um dos maiores violonistas do mundo, conseguindo ser popular sem prejuízo de suas características de músico de formação erudita”.

       Autor de mais de quinhentas músicas instrumentais e centenas de composições populares, Nonato Luiz já se apresentou nos principais países do mundo e tem quase uma dezena de CDs gravados na Europa, paralelamente a quase quarenta CDs individuais gravados no Brasil.

       Considerado um dos mais expressivos nomes da música erudita nacional e internacional, Nonato Luiz é, hoje, um dos instrumentistas brasileiros mais respeitados no circuito europeu, no qual vem realizando, ao longo dos anos, inúmeros concertos de violão, sempre elogiados pela crítica.

       Evidenciando, a cada apresentação, a força da musicalidade erudita e popular, em toda a sua plenitude, suas composições musicais já foram gravadas por violonistas de todos os continentes, sendo uma das referências culturais do Brasil de maior prestígio no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário